sábado, 4 de maio de 2013

Mobilidade Urbana

Alguns pontos que chamam minha atenção na edição deste mês da revista tecnologistica onde a matéria de capa é sobre a mobilidade urbana. De acordo com a pesquisa realizada em setembro de 2012 pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública (IBOP) indicou que 65% da população que andam de carro em SP deixariam de usá-lo se houvesse uma boa alternativa de transporte, o estudo mostrou ainda que 78% dos entrevistados indicaram que o transporte urbano deve ser tratado como prioridade na administração da cidade. O grande refém nesta historia é o transporte de carga, citado por muitos como o grande vilão nos congestionamentos de grandes cidades como SP, mas que por outro lado após da limitação em alguns horários de picos não trouxe resultados significativos, sendo ocupados os espaços deixados pelos caminhões por mais veículos pequenos.
É cômico mas o ministério da cidade quando procurado para falar sobre o impacto do transporte de cargas informou que não é de sua competência e que não comentaria o assunto. Segundo dados do Instituto ILOS cerca de 60% do volume de mercadorias movimentadas no Brasil viaja por rodovias, sendo assim as pessoas as vezes esquecem quando olham para um caminhão circulando que eles estão entregando roupas, comidas, combustíveis, bebidas que todos nós consumimos.
Meus leitores nesta leitura resumida da edição podemos concluir que nosso governo não ataca na causa e sim vai adiando o problema para futuras administrações, construir rodoaneis, duplicar vias não irão acabar com o problema mas adia-lo para outras administrações, no tripe de todo discurso entra saúde, educação e transporte urbano, nos dias de hoje a causa de stress e má qualidade de vida esta diretamente ligada aos longos congestionamentos e horas dentro de ônibus, metros ou carros contudo não vamos poder adiar por muito tempo esta solução caso contrario vai ser difícil transitar por nossas estradas.
 

Nenhum comentário: